Suplementos vitamínicos?

2015-06-29 20:46:55 Bem-estar 154 Comentários

Aliadas da boa saúde e do bom funcionamento do sistema imunológico, as vitaminas não podem faltar na dieta. Segundo o IBGE, a maioria dos brasileiros ainda não se preocupam muito com as vitaminas. Uma pesquisa feita pela instituição apontou que 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal por dia e 92%, não come frutas com frequência. Outro dado alarmante, divulgado pela Organização Mundial da Saúde, é de que mais de 190 milhões de pessoas sofrem com carência de vitamina A, o que pode causar cegueira, baixa imunidade e falta de proteção contra radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

O consumo adequado de vitaminas e minerais é importante para a manutenção das diversas funções metabólicas do organismo, inclusive da função cognitiva. As vitaminas (A, D, K, E, C, complexo B, ácido fólico, ácido pantotênico, niacina) são compostos orgânicos que podem atuar como co-fatores de enzimas, antioxidantes e até mesmo como hormônios, regulando a expressão gênica. Os minerais (cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro, magnésio, ferro e o zinco) são substâncias inorgânicas necessárias ao bom funcionamento do organismo, pois possuem função construtora e reguladora.

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Pratique exercícios físicos

2015-06-29 20:38:55 Bem-estar 6929 Comentários

Os exercícios físicos feitos regularmente são uma das coisas mais importantes que você pode fazer para a sua saúde. Nos dias de hoje, essa resistência à pratica de atividade física pode ser atribuída ao estilo de vida marcado pela turbulência do dia a dia nos grandes centros urbanos. De acordo com os critérios estabelecidos para determinar o que é ser ativo ou sedentário, pesquisas comprovam que cerca de 30% das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos são classificados como ativos; os outros 70%, como sedentários. Dos 30% ativos, 25% são ativos por necessidade e só 5% por opção. Portanto, uma fração muito pequena da população adota um estilo de vida no qual o exercício físico é incorporado como hábito e não como obrigação por força das circunstâncias.

O exercício físico pode trazer muitos benefícios :

- Controlar o peso e obter emagrecimento caso necessário. 

- Diminuir o risco de doenças cardiovasculares. 

- Reduzir o risco de diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. 

- Diminuir o risco de alguns tipos de câncer. 

- Fortalecer os ossos e músculos. 

- Melhorar a saúde mental e humor. 

- Melhorar a capacidade de realizar atividades cotidianas e prevenir quedas em pessoas idosas. 

- Aumentar a chances de viver mais.


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